sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Dois estudantes ficam feridos em protesto contra aumento da tarifa


Quando os estudantes anunciaram o início do ato foram duramente reprimidos pelos supostos empregados das empresas de transporte público


NA TARDE DESTA QUINTA-FEIRA (12/01) cerca de 200 empregados de várias empresas de transporte coletivo participaram de uma manifestação em retaliação ao ato organizado por estudantes para protestar contra o aumento das passagens. Haviam cerca de 80 estudantes e dois acabaram feridos no confronto.

Os estudantes protestavam pacificamente contra o aumento de 10% do valor da passagem de ônibus em João Pessoa, em frente ao Paço Municipal, centro da capital.

A Polícia Militar interviu para conter o conflito, evitando que o movimento “descambasse” para a violência.

O jornalista Rafael Freire chegou a ser agredido com um soco por uma das pessoas contrárias à manifestação.

Segundo relatos dos estudantes, enquanto a mobilização contra o aumento era organizada, dezenas de pessoas fardadas com uniformes de empresas de ônibus da capital começaram a se reunir em frente ao local. Quando os estudantes anunciaram o início do ato foram duramente reprimidos pelos supostos empregados das empresas de transporte público.
























O estudante Enver Cabral, que participa da organização das mobilizações denominadas "#ContraoaumentoJP", afirmou que um grupo de homens uniformizados partiu para cima dos estudantes que discursavam através de um carro de som. "Sem nenhum motivo aparante nos vimos surpreendidos por mais de trinta pessoas, que tiraram o microfone das nossas mãos e nos intimidaram com ameaças de agressões".

O aumento nos preços das passagens foi classificado por ele de covarde. "Reajustar os valores nas festas de final de ano foi covardia".

Nesse momento, os estudantes saíram em passeata pelas ruas do centro da capital em direção ao Parque Sólon de Lucena carregando faixas e dando a palavra de ordem “Se a passagem não baixar, a cidade vai parar”.

Em panfleto distribuído junto à população, os estudantes informavam sobre o envolvimento da prefeitura de João Pessoa de estar a serviço dos empresários de transporte.

Os estudantes se reunirão com o prefeito Luciano Agra no próximo dia 18 em uma audiência. Na pauta da reunião estão a redução da tarifa, a realização de um seminário de mobilidade urbana na cidade de João Pessoa e a solicitação de uma auditoria das contas das empresas de transporte urbano da Cidade.












Fonte: Texto de Anderson Pereira, blogdoandersonpereira.com, com fotos de Thercles Silva - 13/01/2011

Nenhum comentário: