quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Música Urbana - 10 Anos.
Vídeo Doc 2008
.
Foto: Patativa
Textos: (1) Jesuíno Oliveira, (2) André Cananéa
.
Em 2008 a loja de discos Música Urbana comemorou dez anos de existência. Fruto do trabalho incessante, paciente e perseverante do seu dono, Robério, tornou-se um espaço cultural alternativo dentro da aridez desses tipos de espaços na capital paraibana. É nela que voce encontra seu som preferido, novidades e raridades, seja em disco, video ou livros. E ainda há o apoio para as bandas de rock e pop - local e de outros cantos do país -, que desfilam seus sons no pátio em frente a loja. De quebra ainda encontra os amigos para trocar uma idéia e tomar uma cerveja gelada. Juntando todos os argumentos, é o local de bom astral...
Idealizado e realizado ao longo dos anos 2007 e 2008, o video em DVD traz uma singela mostra - com a cara de homenagem - desse espaço que tantos apreciam e pela simpatia do seu dono. Apesar da configuração amadora em sua feitura, serve como registro da tão desprezada memória das nossas vidas, que displicentemte não preservamos.
A Música Urbana é patrimonio dos alternativos e patrimonio da cidade! Agora podemos assistir via Youtube nos endereços abaixo ou então encomendar uma cópia em dvd na própria loja.
.
Música Urbana - 10 Anos
Namastê!
.
Trajetória da Música Urbana ganha 'doc'
Jornal da Paraiba, 05 de fevereiro de 2009
.
Mais do que uma loja de discos usados, a Música Urbana, no Centro de João Pessoa, tornou-se um atualizado point de notícias e referências sobre musica pop, MPB, rock, blues, jazz e a cena independente brasileira. Frequentado por músicos, colecionadores e jornalistas, o lugar acaba de ganhar um documentário de 16 minutos que registram os dez anos de importância cultural do lugar.
Dirigido, produzido e gravado pelo incentivador da cena musical independente da Capital, Jesuíno André de Oliveira, o vídeo foi lançado direto no Youtube, em duas partes. Pode ser acessado a partir do endereço http://www.youtube.com/watch?v=QmciCRszzko.
No documentário, frequentadores do lugar, músicos como Ilsom Barros (Zefirina Bomba) e Ramsés Nunes (Rotten Flies) e produtores falam do papel que a Música Urbana desempenha na cena local. O vídeo também traz imagens de apresentações de bandas locais feitas na porta da Música Urbana, poket shows que se tornaram comuns nas tardes de sábado. O documentário também traz entrevistas com o proprietário do lugar, Robério Rodrigues, um fã de música pop que largou o emprego de contabilidade e abriu a pequena loja. A história de Robério e da Música Urbana é bem parecida com o livro Alta Fidelidade, escrito pelo inglês Nick Hornby, adaptado para as telas pelo diretor Stephen Frears em 2001.

Nenhum comentário: