quinta-feira, 26 de janeiro de 2012


EP 2012, dos Moogs - Anotações (n. 01)



Parede na salinha de visitas do Peixe-Boi Estúdio, com flyers de artistas locais


Ok! Simbora.
Neste 18 de janeiro de 2012, entramos em estúdio (Peixe-Boi) com a missão de gravar 4 músicas novas para nosso novo EP, ainda sem título definido. Eram elas: "Felicidade", "Como é triste!", "Bifurcação" (música e letra de nosso amigo Edliano [Musa Junkie] e Jesus José, com arranjos nossos) e "As borboletas". Esta última era a que julgávamos mais fácil e, para irmos esquentando, foi a primeira a ser trabalhada. Começamos às 19h., e quando terminamos de gravar a bateria de "Bifurcação", a última, era mais de 01h. da madruga, e o fim da primeira sessão.


Emerson Pimental (gravando com a bateria)

A cozinha

Existem várias formas de se gravar uma música no estúdio. Temos optado, em nossos últimos registros, em fazer assim: geramos uma guia simples (voz e guitarra), acompanhada do metrônomo. Sobre essa guia, colocamos a bateria e o baixo, que são as bases mais fortes e rítmicas. Na sequência, guitarras (e daí excluímos a guia), sintetizadores, metais e sampler (se houver). A voz é a última coisa a ser gravada, e requer atenção redobrada. Os processos seguintes são: mixagem (nivelamento e timbragens dos instrumentos gravados) e, finalmente, masterização. É um processo meio longo, trabalhoso e cansativo - principalmente se você deseja que o resultado seja bom -; mas muito bom de ser feito. Até o momento, temos gravadas apenas as bases de bateria e baixo.
Na próxima sessão, gravaremos a música que o Patativa fez com Escurinho, "Ela só pensa em namorar", que não tem bateria, somente pandeiro, surdo, baixo, dois cavaquinhos (um deles é participação especial do Chico Limeira), sintetizador e voz: Patativa, Escurinho e coro feminino. É um samba bonitinho que deve agradar àqueles que gostam da gente. Também gravaremos as guitarras (valendo) de Patativa e Valter Pedrosa - se der tempo.


Jansen (baixo), de papo com Marcelo Macedo


Nenhum comentário: