sábado, 16 de junho de 2007

Da série: As Bandas da Madalena
S T E R E O L A B
.


Texto de Marcos Boffa




Formado no início da década de 90 pelo inglês Tim Gane (guitarras e teclados) e a francesa Laetitia Stadier (teclados e vocais), o Stereolab é um dos grupos mais prolíficos da atualidade. Em menos de 10 anos de carreira lançaram 10 álbuns, além de inúmeros singles e edições limitadas em vinil (alguns vendidos apenas pelo correio pelo próprio grupo). Com uma sonoridade que combina melodias dos anos 60 (bossa nova, lounge music, trilhas sonoras), arranjos elaborados, jazz, letras em francês e teclados analógicos, a banda foi colocada pela revista americana Spin na lista dos "40 mais vitais artistas na música".
A história do grupo começa no final dos anos 80, quando Tim Gane fazia parte do grupo londrino McCarthy e conheceu Laetitia em um de seus shows. O par começou uma relação romântica que, com o final do grupo em 90, se tornou também parceria musical. Com o nome Stereolab tirado de uma forma de masterização do final dos anos 50 a dupla (mais o baterista Joe Dilworth - do The Faith Healers; o baxista Martin Kean - do Chills - e a vocalista Gina Morris) começou a gravar alguns singles e vendê-los por reembolso postal. Em 1992 lançaram pelo selo Too Pure seu primeiro álbum, Peng!, e uma coletânea com os primeiros singles, chamada Switched On. Estes dois discos, mais uma série de singles lançados em edições limitadas (incluindo John Cage Bubblegum, a primeira gravação com a tecladista e vocalista australiana Mary Hansen e o baterista Andy Ramsay, que viriam a ser tornar membros fixos do grupo) transformaram o Stereolab em uma cultuada banda no cenário independente da Inglaterra.
Lançado no início de 1993, o disco The Groop Played "Space Age Batchelor Pad Music" trazia quatro membros fixos da banda (os ainda hoje integrantes Gane, Sadier, Hansen e Ramsay), além do ex-Microdisney e futuro High Lhamas Sean O´Hagan (guitarra) e o novo baixista Duncan Brown. Como os discos anteriores, The Groop se tornou uma sensação no underground inglês e pavimentou o caminho para a banda até os Estados Unidos, onde viriam assinar com o selo Elektra (Warner).
Transient Random-Noise Bursts With Announcements, quarto disco da banda e primeiro a ser lançado nos Estados Unidos, saiu no outono de 1993. Como acontecia em seu país natal, o disco se tornou um sucesso entre os descolados e as college radios, tornando o Stereolab um grupo cultuado por gente como os membros do Sonic Youth, Pavement e Blur, que convidou Laetitia para cantar no single "To The End".
Mars Audiac Quintet, o próximo disco, saiu em 94. O mais pop e acessível disco do grupo marcou a saída de O'Hagan (que a partir de então se dedicaria exclusivamente ao High Lhamas) e a entrada de Katherine Gifford (substituída pela francesa Morgane Lhote no álbum seguinte).
Emperor Tomato Ketchup, o próximo álbum, foi lançado na primavera de 1996 e era o oposto de seus dois antecessores, trazendo fortes influências de hip hop, jazz e dance. Primeiro disco do grupo produzido por John McEntire, do Tortoise (que viria a produzir também os dois álbuns seguintes), Emperor Tomato Ketchup foi aclamado pela crítica e marcou a saída de Duncan (substitituído por Richard Harrison).
Gravado parte em Chicago (com McEntire), parte em Dusseldorf (com Andi Toma e Jan St. Werner do Mouse on Mars), Dots and Loops, o novo álbum, saiu um ano depois, em 97. Com o nascimento do primeiro filho e Gane e Laetitia, a banda só viria a lançar seu novo disco, Cobra and Phases Group Play Voltage in the Milky Night, em 1999.
.
.
FORMAÇÃO (desde 96):
Laetitia Sadier - vocal, teclados (Moog)
Tim Gane - guitarra, teclados (Vox)
Mary Hansen - vocal, guitarra, tamborim
Andy Ramsey - bateria, percussão, vocal
Morgane Lhote - teclados (Farfisa, Moog)
Richard Harrison - baixo
.
.
..

F L Y E R S













.











.




.


.

DISCOGRAFIA
Não são considerados os singles e EPs



.
.
2004 - Margerine Eclipse
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
2001 - Sound-Dust
.
.
.



.
.
.
.
.
.
.
2000 - The First Of The Microbe Hunters
.
.

.
.
.

.
.
.
.
.
1999 - Cobra And Phases Group Play Voltage In The Milky Night
.
.

.
.



.
.
.
.
.
1997 - Dots and Loops
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
.
1996 - Temperor tomato ketchup

.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
1995 - Refried Ectoplasm
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
1994 - Mars Audiac Quintet
.
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
.
1993 - Transient Random Noise Bursts With Announcements
.
.
.
.
.
.

.
.
.
.
1992 - Space Age Batchelor Pad Music

.
.

.
.
.

.
.
.
.
.
.
1992 - Switched On Stereolab

.
.
.

.
.


.
.
.
.
.
1992 - Peng!
.
.
.
.

..

.
.
.
.
.
1991 - Super Electric
.
.
.
.
.

.
.
Para ver os singles e EPs, aqui omitidos: http://www.debaser.it/artisti/222015/Stereolab.htm

Site oficial:
http://www.stereolab.co.uk/
Para mais informações:
Na wikipedia:
http://pt.wikipedia.org/wiki/Stereolab
No Tuttitesti.it:
http://www.tuttitesti.it/siti/s/stereolab/stereolab.htm

Para Ouvir:
Na Last-FM:
http://www.lastfm.pt/music/Stereolab

Para ver letras, ouvir a música e cantar junto: http://stereolab.letras.terra.com.br/cds.php
.
.

A Banda no Brasil: 2000
.
Belo Horizonte, Data: 16 de Agosto, no Festival Eletronika Telemig Celular
Local: Cine México (Rua Oiapoque, 216 - Centro)
Abertura: 4 Track Valsa com participação especial do Gerador Zero
.
Rio de Janeiro, Data: 18 de Agosto
Local: Cine Íris (Rua da Carioca, 51 - Centro)
Abertura: Stellar + 4 Track Valsa + Pelvs
.
São Paulo, Data: 23 de Agosto
Local: Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93 - Pompéia)
Abertura: Sala Especial
.
São Paulo, Data: 24 de Agosto
Local: Sesc Pompéia (Rua Clélia, 93 - Pompéia)
Abertura: Zorac e Dr. Silvestre




Drops
.
Cultura – Destaques. Revista Época. Edição 193 28/01/2002.
.
SOUND-DUST, Stereolab (WEA). Sound-Dust, o último lançamento da banda franco-britânica Stereolab, reafirma a bem-sucedida receita do grupo: rever o passado com olhos postos no futuro. O Stereolab é liderado pelo casal Tim Gane e Laetitia Sadier. Suas canções misturam sintetizadores das antigas (como clavinetes e moogs) com guitarras suaves, metais e algumas brincadeiras eletrônicas. O resultado é ao mesmo tempo melancólico e dançante: receita das mais modernas num disco delicioso.

Nenhum comentário: