terça-feira, 9 de agosto de 2011

“Nossa Bandeira é a Cultura” movimentou João Pessoa no último dia 05 de agosto

O Centro Histórico de João Pessoa foi tomado na última sexta-feira (05) por uma programação repleta de debates, rodas de conversa, exibição de vídeos, apresentações musicais e um Cortejo Multicultural que ocupou as ruas do Varadouro na programação do evento “Nossa Bandeira é a Cultura”, promovido pelo Movimento Varadouro Cultural.

Os objetivos do evento

O evento teve como objetivo principal provocar a reflexão sobre os acontecimentos históricos que motivaram a mudança da bandeira do Estado da Paraíba, em 1930, buscando promover o fortalecimento da identidade cultural paraibana, através de um dia inteiro de programação, que começou às 10 horas da manhã e foi até a madrugada.

A programação

As discussões tiveram início no Casarão 34 com a mesa redonda “A relação iconográfica e sua representação de sociedade”, com a Prof. Dra. Tereza Santana (Antropóloga UFPB) e o Prof. Dr. João de Lima (Comunicólogo UFPB). Na ocasião, estiveram presentes professores, escritores, parlamentares, entre outros cidadãos que fomentaram o debate sobre a importância dos símbolos na definição da identidade cultural de um povo.
Dando sequência aos debates, a roda de conversa sobre “Identidade(s) e Valorização da Cultura Paraibana”, realizada no Ateliê Multicultural Elioenai Gomes, deu prosseguimento à reflexão sobre a necessidade de aproximação entre o povo paraibano e a produção cultural local, sendo destacada a importância da mudança da bandeira da Paraíba nesse processo de construção e fortalecimento da identidade paraibana. Concluindo a roda de conversa, foi exibido o ensaio audiovisual “Remixofagia – Alegorias de uma revolução”, que demonstra a importância das novas mídias como instrumento de mobilização social.
Com o pôr-do-sol, teve início o Cortejo Multicultural, que ocupou as ruas do Centro Histórico ao som dos tambores, misturado ao colorido lúdico dos brincantes do teatro e da bandeira verde-branca da Paraíba. Além de muita música, alegria e cultura popular, o Cortejo Multicultural teve a informação como prato principal, através da distribuição de panfletos informativos sobre a proposta de mudança da bandeira, possibilitando a reflexão da população e um melhor exercício da cidadania.
Após uma bela intervenção na apresentação do Coral Vozes da Infância, no Ponto de Cem Réis, o Cortejo ocupou o palco do projeto “Brincantes Brasileiros na Paraíba”, demonstrando, de forma respeitosa, a força dos movimentos populares e a importância da bandeira para o fortalecimento da identidade cultural do estado. Na sequência, o Cortejo retornou às ruas ao som dos batuques da cultura paraibana e sob a magia lúdica dos personagens encantados da cultura popular como o Boi Bumba, palhaços, pernas de pau, entre outros.
Ponto principal do evento “Nossa Bandeira é a Cultura”, idealizado pelo Movimento Varadouro Cultural, o Cortejo Multicultural foi promovido pelo Ateliê Multicultural Elioenai Gomes em parceria com os grupos Ser Tão Teatro, Quem tem Boca é pra Gritar, Cia Limiar de Teatro, além da percussão dos grupos Raízes, Imburana e Nação Maracahyba.
O encerramento do evento foi marcado por diversas apresentações musicais de bandas paraibanas, numa noite festiva promovida pelo Coletivo Mundo, Casa de Musicultura e Pogo Pub, com uma programação integrada da Praça Antenor Navarro, sendo oferecido ao público o acesso às três casas através de um ingresso único. As apresentações foram marcadas pela interação dos artistas com o público através de intervenções e distribuição de panfletos informativos.
A divulgação teve como principal parceiro a HTV Produções, que possibilitou a realização de diversos vídeos com o depoimento de artistas sobre a relação da mudança da bandeira da Paraíba com a identidade cultural do povo. Os vídeos foram marcados pela participação de importantes nomes da cultura paraibana como os atores Luiz Carlos Vasconcelos, Fernando Teixeira, da cantora Renata Arruda, além de outros artistas, produtores culturais e cidadãos paraibanos.
O dia 5 de agosto passou, mas as ações continuam. O aprofundamento da conversa, a difusão da informação para toda a população, possibilitando o acesso ao conhecimento histórico, a interiorização dos debates, a formulação de um projeto de lei de iniciativa popular são ações que já estão na pauta do Movimento Varadouro Cultural e de todas as pessoas que acreditam na importância que a mudança da bandeira terá sobre a autoestima e a identidade cultural do povo paraibano.

Acesse www.varadorocultural.org, busque a informação, aproxime-se e acompanhe as ações do Movimento!

Parahyba, Nossa Bandeira é a Cultura!

Contato
www.varadourocultural.org
Facebook: Varadouro Parahyba
Twitter: @varadourocult

Assessoria de Comunicação
Renata Escarião
(83) 8850-5852 / renataescariao@gmail.com


Nenhum comentário: