quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Noite do jazz no teatro Paulo Pontes‏


Hoje os lamentos do blues dão lugar aos improvisos do jazz em João Pessoa. Depois que o Mississipi banhou as praias do Bessa no 'Oi Blues By Night', no início da semana, agora é a vez do teatro Paulo Pontes ter sua 'Noite de Jazz' nesta quarta-feira, às 20h, em show gratuito.

No palco, duas expressões da música afro-americana se encontram em um diálogo com sotaque franco-brasileiro: o tête-à-tête se dá entre os grupos Néctar do Groove, da Paraíba, e o Benoît Berth Back Quartet, da França.

Fundado em 2007 pelo saxofonista Benoît Berth (que empresta seu nome à formação), o quarteto francês tem lá suas afinidades com o Néctar do Groove.

É que os paraibanos se reuniram na capital um ano antes dos seus colegas do Velho Continente, capitaneados também por um virtuose europeu do saxofone: Stephan Thomas.

Já fixado no Brasil há quase 20 anos, o suíço é quem guia a visita do Benoît Berth Back Quartet ao país com a ajuda de Orlando de Freitas (baixo) e Victor Ramalho (bateria).

São eles que abrem a noite para os estrangeiros, que prometem mostrar ao público um embasamento clássico do jazz estudado em um centro de música que leva a marca de Didier Lockwood, violinista que se apresentou no Brasil no ano de 2009.

Tanto Berth quanto Zacharie Abraham (contrabaixo), Raphaël Chevalier Duflot (bateria) e Jean Kapsa (piano) são egressos da instituição, e seus standarts ganharam as lojas a partir de First Pages, álbum do ano passado.

De lá para cá, Berth e companhia fizeram aparições em festivais como o Jazz in Marciac, no sudoeste da França, e o European Jazz Contest, em Roma.

Na capital italiana, os jazzistas foram saudados como atração de destaque. Os franceses também deram uma paradinha em Pernambuco, no Recife Jazz Festival, antes de chegarem por aqui.

__________

Texto de Tiago Germano, no Caderno Vida e Arte, Jornal da Paraíba (02/11/2011 às 06h30)

http://jornaldaparaiba.com.br/noticia/69106_noite-do-jazz-no-teatro-paulo-pontes



Nenhum comentário: