Sobre o evento
Em 3 de junho de 1901 nascia, na cidade paraibana de Pilar, José Lins do Rêgo. Aquele que hoje é reconhecido como um dos ícones da literatura brasileira. Imortalizado por obras como “Fogo Morto”, é reverenciado como o mestre do romance regionalista. Para lembrar os 110 anos do nascimento do eterno “Menino de Engenho”, a Fundação Espaço Cultural José Lins do Rêgo realiza, de 31 de maio a 4 de junho, a Semana Cultural em homenagem ao seu patrono. A abertura acontece nesta terça (31), às 19h, na Praça do Povo.
Realizado desde a criação da Funesc, a Semana José Lins é um dos mais tradicionais eventos organizados pelo órgão. Criada no ano de sua fundação, este ano toma a proporção digna do escritor que dá nome ao Espaço Cultural, com a realização de atividades dentro e fora das suas dependências.
Ao longo da semana, serão realizadas atividades de teatro, música, literatura, cinema, contação de histórias e palestras. Entre os destaques estão as presenças do escritor carioca Ivan Cavalcante Proença, do cineasta Vladimir Carvalho e do documentarista Lúcio Vilar. O público também contará com as oficinas de escrita com Carolina Bernardes (SP) e Hildeberto Barbosa (PB).
Todos os equipamentos culturais da Funesc serão utilizados de forma que a programação esteja sempre bem distribuída. Um dos pontos altos da programação será o show tributo com a participação de 11 artistas paraibanos. Todos terão em seus repertórios músicas inspiradas na obra de José Lins.
No sábado (4 de junho), os conterrâneos de José Lins poderão conferir parte da programação da semana, que será realizada no município de Pilar. A movimentação começará às 9h em uma solenidade que contará com apresentações de Oliveira de Panelas, do grupo folcórico Moleque Ricardo e da quadrilha Cel. José Lins. Em seguida, haverá exibição do filme de Vladimir Carvalho, “O Engenho de Zé Lins”. Na sequência, haverá visita oficial ao Engenho Corredor, universo da infância de José Lins do Rego que serviu de cenário para seus escritos.
Além de proporcionar uma semana inteira de intensa atividade cultural gratuita pra toda a população, um dos principais aspectos da Semana José Lins é o seu caráter didático. A programação e estrutura do evento foi pensada para receber a visita de escolas da Paraiba, que num gostoso passeio vão ter a oportunidade de aprender de forma interativa um pouco mais sobre “Zé Lins”.
Durante toda a Semana também será realizado o Festival Zé Lins Encenado, no qual os grupos inscritos vão encenar espetáculos a partir de obras, biografia, curiosidades e criações temáticas relacionadas a José Lins do Rego.
A Semana Jose Lins do Rêgo é realizada pela Funesc e apoiada pelo SEBRAE, Secretaria de Estado da Educação e Funjope, no período de 31 de maio a 4 de junho.
Serviço:
Nenhum comentário:
Postar um comentário