quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

PB Rock – Melhores de 2010



O estimado músico e jornalista Edy Gonzaga disse-me certa vez, sem ufanismo barato, que a nossa música independente tem quantidade e qualidade compatível com os melhores da região (e do país!). Tenho a certeza que esse período em 2010 foi um dos mais produtivos e interessantes que tivemos nos últimos anos.

Podemos fazer uma breve retrospectiva e um saudável exercício de auto-estima. Aqui cabe. Bem informal, o grupo PB Rock faz sua lista dos melhores do ano, sem caráter competitivo, mas como modelo agregador de integração ao meio, tendo uma visão atualizada desse cenário. O fato mais observado é o crescimento nas atividades e produções, com um notável teor de qualidade, motivo esse de orgulho para todos. Podemos enumerar vários pontos, mas para não cair no erro de omissão e na conversa muito longa, faço um breviário particular do que tenho visto e ouvido. Vejamos:

- A considerável quantidade de novos discos lançados (virtuais e ou físicos) - p.ex: Os Reis da Cocada Preta, Madalena Moog, Burro Morto, Madness Factory, Zé Viola Progressive Band, Scary Monsters, Elmo, Sex On the Beach, Nublado, Sem Horas, Bárbara, etc.

- Apesar da diminuição de espaços privados para shows, e demais eventos, tivemos grande intensidade de apresentações de bandas de fora e a execução de produções importantes como Festival Mundo e o Mafalda Sin Falda. Além dos produzidos pelas instituições públicas.

- O surgimento de novas bandas e projetos musicais que fortalecem na qualidade e diversidade da cena, como exemplo, temos os grupos Dalva Suada, Squizopop, Hazamat, Violet, Andada, Ubella Preta, Varadouro Groove Orchestra e outros.

- Foi o ano de integração definitiva com a cena do interior, aproximando e integrando todo estado, desde a capital até o Sertão, em cidades como Campina Grande, Sousa e Cajazeiras.

- A consolidação de propostas culturais sustentáveis, como representação desse meio, para pleitear a participação dos governos e de empresas particulares na fomentação da cadeia produtiva local, vide os coletivos Mundo, Natora e Sanhauá, que inserem esse propósito nos seus objetivos.

- Além disso, temos a inclusão do estado no intercâmbio do cenário independente nacional. Hoje podemos afirmar que fazemos parte dessa rota (obrigatória) musical. Tivemos também uma maior inclusão na política cultural do governo municipal, realizando ótimos projetos públicos.

- Pra finalizar, a utilização expressiva, e racional, da Internet, para divulgação e propagação de todo esse contexto. A existência de sites, blogs, microblogs, comunidades, grupos de discussão, fóruns, entre outras ferramentas, contribuem bastante para essa realidade. Podemos citar alguns pessoais e outros comunitários de grande valor, como no caso do Carrinho PB Pop, Cenário Cultural, Música da Paraíba, Cult PB, Yellow Domain, Madalena Moog, Rarefeitoo, coletivos Natora e Mundo, entre outros.

Diante desses pontos, uma certeza: a união faz a força. A manutenção da independência requer a interdependência. Obviamente se faz necessário à participação de todos interessados para que a coisa progrida.

Shalom!

Bom, tomei, mais uma vez, a liberdade de fazer essa enquête dos Melhores de 2010. É uma sugestão básica. Quem desejar incluir a sua lista, dar opinião e fazer sugestões, fique a vontade. Participe e divirta-se!


Eis a minha:


Melhores PB Rock – 2010

Disco: “Samba pro seu dia” do Madalena Moog

Banda: Cabruêra

Show: Cabruêra no Festival Mundo

Revelação: Ubella Preta

Site: da revista Cenário Cultural


__________

Texto de Jesuíno André, para a lista PB Rock



Um comentário:

MADALENA MOOG disse...

Na citada Lista, está rolando uma votação individual, e os nomes mudam. Se você é produtor, músico ou consumidor de cultura em João Pessoa, ou na Paraíba, poderá participar da Lista PB Rock enviando e-mail para pbrock@yahoogrupos.com.br ou para Jesuíno André, o moderador: jesuinoo@gmail.com