sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Música, substantivo abstrato plural
Projeto 6QSabem apresenta hoje no Ponto de Cem Réis
um panorama da nova cena paraibana

Da Redação

Arquivo pessoal/D.A Press
Maracatu Pé de Elefante faz parte da programação do bloco dos tambores
A Festa das Neves terminou ontem, mas a Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope), capitaneada pelo cantor e compositor Chico César, mantém acesa a programação musical do Ponto de Cem Réis, no centro da cidade, nesta sexta-feira, a partir das 18h, com o projeto Som das 6, que, nesta edição, foi transformado em 6QSabem, abrindo espaço para outras expressões artísticas.

A agenda do projeto para hoje terá cinco horas de música e pretende apresentar um panorama da nova cena musical paraibana, do rap ao reggae, do rock, da música instrumental à canção brasileira, numa parceria da Funjope com o Fórum de Música. A ideia é garantir um palco para as diversas tendências musicais da capital, mostrando ao público esta vitrine estética multifacetada feita de sons e palavras.

O 6QSabem de hoje será divido em blocos. O primeiro traz os tambores, com a Orquestra de Berimbaus, o Círculo dos Tambores e o Maracatu Pé de Elefante. Já o som instrumental da Banda Ubela Preta intercala com o bloco do Reggae, com as bandas Tribo Rãs e Febuk e Banda Santo Graal, esta última com a participação especial de Fabiano, da Banda Emboscada.

O bloco do Rap traz como destaques Alê da Guerra, Miss Ya Juste e General Frank. O bloco da MPB fica por das bandas Sêo Pereira e Coletivo 401 e Baluarte. O bloco do Rock fecha o projeto, com Zé Viola e Progressive Band e Madalena Moog. Uma atração a parte é o carrinho do PB POP, que já faz parte da cena cultural da cidade, comercializando CDs de bandas e artistas paraibanos.

A logística

O Projeto Som das 6, que, eventualmente, é anunciado também como 6QSabem, foi concebido pela Funjope para movimentar o Ponto Cem Réis, a nova praça cultural de João Pessoa, com uma "programação musical da melhor qualidade". O evento acontece sempre na última sexta-feira de cada mês (à exceção de agosto ficou por conta da Festa das Neves), e abre espaço para outras expressões artísticas como teatro, circo, dança, audiovisual e cultura popular, através de parceria com os Fóruns Setoriais.
__________

Nenhum comentário: