segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

A boa música da Paraíba: onde achar




Tempos atrás, eu me lembro, você saia à caça de álbuns de bandas e artistas locais e, puff, às vezes cansava - ou desistia - de procurar e, nada. Não é que isso, hoje, seja um "problema" do passado, mas muita coisa já mudou, e para melhor. Na lista de discussão PB Rock, idealizada por Jesuíno André, surgiu uma proposta (alô, Gerson!) de se criar um blog que disponibilizasse somente música produzida na Paraíba, não importando o estilo (rock, pop, forró, MPB, etc). Todos assentiram à proposta e, daí, surgiu nova discussão: Que nome dar ao blog, para bem identificá-lo? Depois de várias sugestões, Música da Paraíba pareceu ser o nome do agrado de quase todos. Mas havia um pequeno "problema": já havia um blog com esse nome, e com a mesma proposta - só que mais fincado em música regional, e variantes dela. Decidiu-se entrar em contato com o dono do blog (era Raoni) e propor uma parceria, revitalizando-o (as postagens, na época, eram bem escassas e antigas). Foi o que fez a lindíssima Mari Boop, com a maior das boas vontades. Assim, e desde então, ela, Raoni e Gerson mantêm o blog sempre atualizando, despejando aí toda a produção da boa música da Paraíba, conforme vão encontrando os materiais (CDs, EPs, etc), ou conforme os mesmos lhes vão sendo enviados. Se você tem banda com CDs ou EPs gravados (mp3 mais capinha frontal), ou se é um artista solo, com CDs ou EPs gravados, poderá enviá-los para mari.adcarneiro@gmail.com Eles serão disponibilizados gratuitamente para download, sem ônus para qualquer parte, somente com a finalidade de divulgação. É o que, na descrição do blog, pode-se ler:

Blog para postagem de arquivos e troca de opiniões sobre a Música Paraibana. Música feita por quem nasceu aqui ou por quem vive aqui ou, ainda, por quem se identifica com as nossas particularidades, mas que fala para o mundo. As postagens pretendem compartilhar o prazer em divulgar o cancioneiro paraibano, sem objetivos comerciais. Nesse sentido, os arquivos aqui inseridos estão voltados à divulgação e apreciação dos sons da Paraíba. De qualquer forma, se alguém se sentir prejudicado, basta nos enviar um e-mail para que o post seja retirado. Obrigado e sejam bem-vindos!


Mais recentemente, surgiu o Harmonice Musices Odhecathon: coisas que não se ouvem todo dia, mantido pelo meu entusiasmadíssimo amigo Matteo Ciacchi, também com a proposta de, como o próprio nome diz, oferecer músicas de álbuns produzidos em nosso Estado e que não são mais tão fáceis de achar. A descrição do blog, um Prelúdio, é como segue:

Bem vindos, senhoras e senhores, a mais um desses blogs destinados a compartilhar música difícil de encontrar de todos os cantos do mundo.

Não criei esse blog com nenhuma pretensão de fazer um blog que seja seguido por milhares de pessoas, que disponibilize as gravações de melhor qualidade, que seja referência no (vastíssimo) mundo de sites do tipo. Criei simplesmente porque existem algumas coisas que eu acho que precisam ser compartilhadas e que só se encontram com muita dificuldade - uma pequena contribuição no sentido de algum dia chegarmos ao estado em que será possível encontrar tudo na internet. Até lá, irei postando. E não esperem nenhuma freqüência fixa de postagens ou foco em um tipo específico de música... aliás, não esperem nada. Só espero que eu possa fazer você escutar alguma coisa que você não escutaria normalmente.

Porque existem mais coisas entre céu e terra do que supõe nossa vã filosofia.

Bons downloads.

E parece que isso é o suficiente, por hora.


Visite o Harmonice Musices Odhecathon: http://odhecaton.blogspot.com/

Visite o Música da Paraíba: http://musicadaparaiba.blogspot.com/

2 comentários:

Johnny Nogueira dos Santos disse...

Olha só que coisa engraçada...

Já havia adicionado o blog de vocês aos meus favoritos, porque quando eu estava procurando a discografia do Yo La Tengo acabei achando este blog.

Até aí eu não conhecia a banda de vocês, pra falar a verdade nem sabia que era o blog de uma banda...

Recentemente, dando uma leve vasculhada no blog do Hominis Canidae achei o material de vocês pra baixar, ouvi com todo o requinte de pesquisador musical nato e adorei o som de vocês.

Daí no dia seguinte, por um acaso eu vejo lá nos meus favoritos o blog que eu já tinha salvo.

Coincidência?

Não. Acho que a net favorece o que o inconsiente coletivo antes levava alguns anos para juntar.

Grande abraço!!! Parabéns pelo Blog!

Johnny guitarrista e vocalista do Labona

www.myspace.com/labonaoficial

MADALENA MOOG disse...

Que beleza, Johnny!

Aquela postagem foi de uma época que eu estava disponibilizado álbuns e informações sobre as bandas que mais nos influenciavam (na época). Enfim... vou lhe seguir no MySpace, pra ficar por dentro das novidades da Labona. O nosso é: www.myspace.com/madalenamoog8

Grande abraço.
Patativa Moog