sábado, 1 de agosto de 2009

ANTONIO PATATIVA RESPONDE
.
Foto ilustrativa da entrevista/matéria com Patativa Moog no blog Rarefeito*

Patativa Moog está no blog Rarefeito, respondendo perguntas sobre música, literatura, etc. O texto foi conduzido pela jornalista Olga Costa, dona do Blog (confira link abaixo), a quem agradecemos. Segue abaixo o texto.
.
Rarefeito (R): Primeiro álbum que comprou
Patativa Moog (P): The Queen is Dead, da The Smiths, de 1985/86. Eu ouvia “The boy with the thorn in his side” sem parar. Eu já havia ganhado alguns discos, mas esse foi o primeiro que eu realmente comprei.
R: Música que sabe a letra de cor
P: Várias; mas destaco “Somos quem podemos ser”, do álbum “Ouça o que eu digo: não ouça ninguém” (o melhor de todos), da banda gaúcha Engenheiros do Hawaii; disco (na época não havia CDs por onde eu morava, no Ceará) de 1988, na melhor fase do trio GLM.
R: Álbum antigo que ouve até hoje
P: Vários MESMO... destaco, porém, Peng !, álbum de 1992, da banda franco-canadense Stereolab.
R: Uma música que está no seu Top 5
P:
“Today is the day”, do album Summer Sun (de 2003) da banda americana Yo La Tengo
R: Álbum que define o rock alternativo (aqui se você preferi colocar outro estilo, pode ficar a vontade) :))
P: O álbum Painful, de 1993, também da Yo La Tengo. Nem é o que eu gosto mais dessa banda, mas fica clara a mudança que a sonoridade ganha com a entrada do baixista/guitarrista/tecladista/vocalista James McNew, que havia entrado já no álbum anterior, o May I sing with me, de 1992. YLT tem influências de Velvet Underground, Beatles, bandas pós-punk, de folk-rock, etc., mas tem melodias e experimentalismo que são próprios dela, a exemplo da Sonyc Youth. Desse álbum em diante, a YLT, ao menos pra mim, é a banda indie por excelência.
R: Música de sua autoria que gostaria que fosse gravada por
P: “Stronic Up!”, pela Chico Correa & Electronic Band
R: Álbum subestimado que todos deveriam conhecer
P: Genesis, das irmãs Wendy & Bonnie, gravado pela Sunshine Pop em 1968, e milagrosamente resgatado pelo músico e produtor da Stereolab, Tim Gane, e recentemente lançado pelo selo Sundazed (CD duplo com vários bônus e alguns covers de Beatles e outros. Coisa finíssima!). Quem quiser conferir a dica e baixar o CD, aqui:
http://lazerguidedmelodies.blogspot.com/2009/07/wendy-bonnie.html
R: Música do dia
P: “S'wonderful”, na voz de João Gilberto, primeira faixa do álbum Amoroso, de 1976.
R: No momento eu...
LEIO:
Alain de Botton, escritor e filósofo suíço que mostra como a filosofia não precisa ser chata, e nem a literatura, contemporânea, vazia.
ESCUTO:
Violeta Parra
RASSISTO:
Monster, de Naoki Urasawa, uma magnífica saga (anime) realista em 74 episódios. Foi exibida na Nihon TV (abril de 2004 a setembro de 2005), produzida pela Madhouse. A produtora norte-americana New Line Cinema adquiriu os direitos e pretende adptá-la para os cinemas.
RECOMENDO:
O filme A fortaleza escondida, de Akira Kurosawa (de 1958), filme que, dentre outras, inspirou as trilogias de Star Wars, de George Lucas. O mal, aí, o mestre Kurosawa ensina, pode ser um conceito bastante relativo.
_____________________________________________________________
.
* Confira o texto original aqui: http://www.ladonorte.net/rarefeito/

Nenhum comentário: