quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Panço e os quixotescos amigos na Música Urbana, 18/10/2011, João Pesso-PB

Sai do rock, cara, sai do rock! *


Ontem foi uma terça-feira legal. Nem chegou a uma dezena de amigos que prestigiaram o lançamento do livro de Panço. "Esporro" é o seu terceiro, que versa sobre o rock anos 90 na Cidade Maravilhosa. Embora seja especifico sobre uma cena, diz muito para cenários distantes onde as conspirações astrais e sonoras tinham uma mesma configuração. Eu vivi e convivi bastante essa época, e o livro, queira ou não queira, traz à tona "modus" de uma cultura pré-internet - para limitar o contexto -, sem o cheiro da naftalina e o ranço do saudosismo barato. Panço diz, na sua sinceridade peculiar, que é apenas um registro de momentos interessantes de sua memória-viva-vida. Mas não se engane, pois essa obra faz cutucar as lembranças da nossa própria aldeia. Aldeia esta construída com outros suportes e outras ferramentas que são comuns e únicas em seu tempo. Nada de comparação. Em cada lugar (e tempo) tem seu Piu-Piu, sua Gangrena, sua Garage, suas figuras marcantes tão significantes para muitos, como comprovado no livro. É essa despretensiosa verdade, que ele-e-o-livro expõe e mostra para todos, o seu grande trunfo que deve ser lido por qualquer um e que pouquissímas pessoas teriam coragem, digo, disposição, para retratar e deixar estampado na história. No andar da carruagem do Sr. Tempo, ele mesmo, durante a sua peregrinação de duas semanas para divulgar e vender o livro, já tem vivido outras histórias; como encontrar veteranos que cravaram o rock na pele sem se importarem com os caminhos e descaminhos do destino.
Para a nova geração fica o exemplo que somos apenas seres (des)humanos, óbvio ululante, e não apenas marionetes nas mãos de poucos. Lição que deve ser dita em constância para que a bobagem - e a estupidez - não seja a nossa herança para a eternidade.
Estou, como ficou claro, bem sentimental - e de veneta - na escrita, mas a noite foi legal. Fruto instantâneo das presenças ímpares de Edy Gonzaga, Bergson, Dorivan, Diogo Galvão, Patativa e Jansen. Juntamos a energia positiva com a boa conversa na loja do gentleman Róberio e depois fomos tomar umas cervejas com Panço, porque garganta sêca só papagaio pra falar muito.
Para os que não foram, sempre há uma nova chance...

* o título se refere a um literal esporro que uma pessoa levou, mas esse caso só o Edy pra contar.



--
Jesuino Oliveira
(83) 9963-6752 (Tim)
(83) 8700-2687 (Oi)
@jesuinoandre
@paraibarock
@meusons

Nenhum comentário: