quarta-feira, 9 de maio de 2012





Pátio da Música Urbana recebe lançamento da revista Mi
Publicação impressa recifense celebra a liberdade criativa dos artistas pernambucanos e lança primeira edição em João Pessoa.


Mesmo em um contexto onde a digitalização está em franco processo de consolidação, três pernambucanos resolveram trilhar um caminho cada vez menos usual. Diego Albuquerque, Raul Luna e Rodrigo Édipo se uniram a Nuvem Produções para conceber a publicação impressa Mi – Música Independente em Pernambuco.

Após um lançamento de sucesso em Recife, os pernambucanos aportam no pátio da Música Urbana para um debute especial da revista dedicado à cidade de João Pessoa. A festa acontecerá dia 19 de maio (sábado), às 15h, logo após o Sabadinho Bom. Para celebrar a data haverá a discotecagem da Mi Soundsystem, composta por integrantes da revista, destilando os destaques da criativa música independente pernambucana.

O projeto Mi tem a missão de servir de catálogo atemporal da produção musical pernambucana independente que, por razões diversas, carece de uma apuração mais cuidadosa e que faça jus à versátil qualidade artística que possui. Historicamente no Estado, esta vasta produção se destaca pela quantidade de artistas e bandas que, quando alçados a uma posição de destaque local, potencializam a cultura de Pernambuco de tal forma que são consagrados como preciosos produtos de exportação e cumprem uma importante função de cartão de visita cultural quando difundidos além das fronteiras locais.

Consciente desta inesgotável pauta de renovação musical, a revista Mi acredita que, devido à escassez de canais de divulgação no Estado destinados a este invariável fluxo artístico, é emergencial atenuar o abismo entre a nova e efervescente produção musical local e sua divulgação. Portanto, na contramão da velocidade do jornalismo factual, e apostando na mídia impressa como uma importante aliada, a revista preza por uma linha editorial - encabeçada por Diego Albuquerque e Rodrigo Édipo - que foca na densidade da informação, apostando em longas e coloquiais entrevistas que têm como objetivo principal dar voz ao artista que ainda é pouco conhecido, fomentando assim uma relevante cadeia produtiva que há muito vem tomando corpo no Estado.

Além do esmero em relação ao conteúdo, a Mi investe em uma arte gráfica vanguarda, assinada pelo artista Raul Luna que já trabalhou com artistas de renome no independente local e nacional, como por exemplo, o músico recifense China e o paulistano M Takara. A revista também trará um disco encartado com singles dos artistas da edição em questão. O intento é oferecer um produto com tratamento premium que fuja da descartabilidade tão comum às publicações do gênero e que tenha um apelo que agradará aos colecionadores de plantão.

Nesta primeira edição, a Mi conversou tanto com artistas e bandas da nova geração, como também importantes e obscuros nomes que já encerraram as atividades, como por exemplo, os xamânicos do Pajé Limpeza e a “música livre”do Madelle Fammes. Da nova safra, destaca nomes como Matheus Mota, D Mingus, Marditu Soundz, Kalouv, Ex-Exus, Paes e Caçapa. Além desses, a revista de estreia ainda conta com o músico Siba que se encontra em um momento ímpar na carreira, no qual lançou recentemente o elogiado disco Avante (2012), obra que tem chamado atenção pela reinvenção estética do músico pernambucano.

A Mi é uma publicação bimestral de circulação nacional e conta também com a parceria da SBP Editora e apoio da Facform Gráfica e CD Mix


Expediente:

Concepção & Curadoria – Diego Albuquerque, Raul Luna & Rodrigo Édipo

Produção Executiva – Nuvem Produções
Direção Editorial - Rodrigo Édipo
Edição de Entrevistas - Diego Albuquerque
Reportagem - Rafael de Queiroz & Ricardo Maia Jr.
Direção de arte/Design- Raul Luna

SERVIÇO:

Lançamento revista Mi em João Pessoa

Dia: 15/5/12
Hora: 15h (após o Sabadinho Bom)
Local: pátio da Música Urbana (R. Visconde de Pelotas 138 lj B - Centro - do lado da Praça Rio Branco)
Atração: Mi Soundsystem
Entrada: Franca
Revista: R$ 15,00
Pontos de venda em João Pessoa: Loja Salve Simpatia (Tambaú) e Música Urbana (Centro)
Pontos de venda em Recife: Livraria Cultura, PassaDisco e Café Castigliani


Nenhum comentário: