segunda-feira, 27 de setembro de 2010

A Prefeitura Municipal de João Pessoa, por meio da sua Fundação Cultural – FUNJOPE –, inaugura nesta quinta-feira, 30 de setembro de 2010, às 19h, no Casarão 34, a exposição dos artistas plásticos paraibanos Carlos França e Jacantti. A exposição faz parte dos projetos selecionados pelo Edital de Ocupação do Casarão 34 2008/2009, que ficará em cartaz até o dia 29 de outubro de 2010. O horário de visitação é de segunda a sexta, das 08h às 18h, sem intervalo para o almoço.

O Edital de Ocupação do Casarão 34 foi lançado pela FUNJOPE com o objetivo de democratizar a ocupação de um dos espaços expositivos mais importantes da cidade. O Edital visa contemplar a produção de artistas brasileiros e estrangeiros, cujas propostas se adequem às condições físicas e conceituais do Casarão 34. Sendo assim, a FUNJOPE abre um canal de comunicação entre a produção local e global alargando as fronteiras estéticas e colocando nossos artistas em contato com a produção de artistas de outros estados e de outros países e vice e versa.

A presente mostra contempla a pintura de dois talentosos artistas paraibanos que começaram a sua produção por meio do desenho, mas encontraram na pintura o suporte e o meio ideais para se expressarem.

Jacantti começou a desenhar ainda criança, mas foi a partir dos 23 anos que a pintura tomou um lugar definitivo na sua vida. De acordo com o artista, a sua principal característica é o absoluto desprezo pela criação refletida e lógica de objetos, aspectos da natureza e seres humanos, podendo-se observar no conjunto das obras: a distorção dos objetos, das figuras humanas e da própria paisagem.

Carlos França nasceu na cidade de Rio Tinto, Paraíba, no ano de 1976, veio para João Pessoa em 1989 onde reside e trabalha desde então. Ainda criança demonstrou interesse pelo desenho e pela pintura, mas foi a partir de 1995, após participar de um curso de desenho e pintura por correspondência, que deu início a sua produção. Em 2000 estudou pintura no Centro de Artes Visuais Tambiá com o artista Edilson Parra, que o ajudou a despertar ainda mais a paixão pelas artes visuais. Também estudou pintura com os artistas Fred Svendsen e Paula Darriba. Desde então, vem participando de exposições coletivas e salões de arte visuais.

Na abertura ofereceremos um coquetel comemorativo e contaremos com a participação da cantora lírica Marina Eduardo Pereira, acompanhada pelo violão do artista plástico Jacantti. O Casarão 34 fica na Rua Visconde de Pelotas, 34 – Praça Dom Adauto, Centro. Telefone: 3218.9708.

Links:

http://jacantti.deviantart.com/gallery/

http://www.flickr.com/photos/jacantti/

http://carlosfrancapb.blogspot.com/

http://www.hallbrasil.com.br/artista.detalhe.php?id_artista=451


Fábio Queiroz

Divisão de Artes Plásticas

(83) 8802.1622

Nenhum comentário: