quarta-feira, 22 de junho de 2011

La Musique no Varadouro

Segunda edição de Fête de La Musique integra 19 grupos em espaços de cultura do Centro Histórico da capital


O Varadouro será o local para a realização da Fête de la Musique (a Festa da Música), um evento que se celebra simultaneamente no mundo inteiro em 21 de junho (dia do solstício de verão) com o objetivo de celebrar e compartilhar a música em toda a sua diversidade de gênero e estilo. Ao todo são 19 atrações que vão se revezar na Praça Anthenor Navarro. Espaço Mundo, Casa de Cultura Cia da Terra, Casa de Multicultura e Pogo Pub. Entre as atrações, bandas como Varadouro Groove Orchestra, Chico Correa & Eletronic Band, Meio Free, Jam Tribo Ethnos, Madalena Moog & Coletivo Sanhauá, Debuk & Banda Santo Graal, Zeferina Bomba, Cerva Grátis, Sem Horas e Chico Limeira & Samba Trem das Onze.

Praça Anthenor Navarro contará com show da Varadouro Groove Orchestra. Foto: Secom/JP.
A proposta, que segue os princípios internacionais do evento, se propõe a celebrar e partilhar a diversidade musical com o público. A programação dos shows e apresentações foi, portanto, pensada para oferecer sons e expressões variadas. A abertura do evento ocorre às 18h com shows do cantor Paulinho Ditarso, Baluarte e Grupo de Percussão do Porto com a Ala Ursa. Em seguida, às 19h na Praça Anthenor Navarro, está programada a performance de muita batida da Varadouro Groove Orchestra. Nenhum artista é, nesse dia, remunerado: todo o mundo participa e contribui para o sucesso da festa. É este o espírito da Festa da Música. Grande evento aberto e gratuito, a Fête de la Musique se posiciona também como uma alternativa às festas juninas.

Em 1982, um ano após a primeira eleição de François Mitterrand para a presidência da República francesa, o ministro da cultura da época, Jack Lang, cria la Fête de la Musique, a Festa da Música, celebrada em 21 de junho, dia do solstício de verão no hemisfério norte, quer dizer o dia mais longo e a noite mais curta do ano.

O evento tem como finalidade a democratização do acesso à arte e à cultura, especificamente através da música. É um convite para todos, músicos e não músicos, profissionais e amadores, levarem a música para as ruas, praças e parques das cidades. Criar algo mais simples, impossível. Quem quiser tocar, toca: o que quiser, onde quiser, como quiser, só ou em conjunto, e sem cobrar nada de ninguém.

Já, em 1985, três anos depois de sua criação, a Fête de la Musique, cujo sucesso na França é a cada ano maior, está sendo "exportada" para alguns países da Europa e, em 2011, 29 anos depois, essa festa está presente em mais de cem países e 250 cidades nos cinco continentes. A Fête de la Musique quer ser uma celebração da música em toda sua diversidade, tanto em gêneros como nas mais variadas formas de execução e interpretação. Fenômeno totalmente globalizado hoje, evento massivo e popular, além de apresentar as novas tendências musicais, a Fête de la Musique sempre traz tanto o renascimento das músicas tradicionais como a explosão de músicas do mundo, permitindo que novos talentos sejam descobertos.


Quem toca na "maratona"


l ESPAÇO PÚBLICO (PRAÇA)

* Varadouro Groove Orchestra
* Performance de rua

l ESPAÇO MUNDO

* Chico Correa & Eletronic Band
* Meio Free
* Rieg
* Incessante

l CASA DE CULTURA CIA DA TERRA

* Projeto X: ACena dança
e PercSOUNDuo
* Nomade Riddim e Cia Lunay
* Jam Tribo Ethnos
* Grupo Raízes
* Madalena Moog & Coletivo Sanhauá

l CASA DE MUSICULTURA

* Febuk & Banda Santo Graal
* Sem Horas
* Chico Limeira & Samba
* Trem das Onze
* Greyballoon

l POGO PUB

* Zefirina Bomba
* Cerva Grátis
* Red Butcher
* Bárbara
__________
Fonte: Jornal O Norte / Show - Edição de terça-feira, 21 de junho de 2011

Nenhum comentário: