quarta-feira, 1 de junho de 2011

A DANÇA DOS DIVINOS




Os deuses supremos estão dançando...
o sagrado & terrível Śiva dança sobre os mundos
os mundos que acabou de destruir & libertar
dança freneticamente na presença de Lālita
a divina, encantadora & amorosa deusa Lālita
a magnânima Lālita, “aquela com quem se joga”
& eu vejo tudo da minha torre, com meu olho tântrico:
eu vejo a ṡākta dançando sobre o corpo imóvel de Śiva

Oh!, sim, crianças: os deuses também se divertem
Śiva & Pārvatī jogam seus dados no paraíso
& isso é um momento muito íntimo dos dois
sim: eles jogam seus dados & decidem tudo:
o destino de todos os habitantes dos mundos
& o destino dos mundos, de todos os mundos

Os deuses supremos dançam & se riem
& riem ainda mais que tantos se levem tão a sério
enquanto eles, ah!, enquanto eles rodopiam a valer
cantando paródias animadíssimas sobre māyā
sobre a grande ilusão que é o sentido de tudo, velado:
dos mundos, dos homens & dos deuses que lhes parem
como parem o bem, & o mal, & a sabedoria, & a ignorância
como visível nos livros sagrados que sistematizam a crença...

Ah!, crianças: os deuses supremos dançam & rodopiam
ignorando o que seja “transgressão” ou “lei”, “você” & “eu”...
por isso, avance todos os sinais; não há sinais
escale o edifício mais alto & voe; não há gravidade
mije na porta das igrejas; não há o sagrado material
& perdoe os deuses & os santos; eles não sabem o que fazem...



Nenhum comentário: